Pesquisa Científica

O Programa de pesquisa científica gera novas informações para a ciência! Em nossas pesquisas estudamos a vida animal junto à vida humana e os impactos de empreendimentos (empresa, portos, indústrias) sobre a sociedade. 

 
Veja em detalhes cada uma destas pesquisas:

Projeto 1.

Etnoecologia e Etnobiologia de mamíferos aquáticos

Interações entre humanos e mamíferos aquáticos ocorrem tanto em área continental quanto no litoral, estas interações podem envolver pesca artesanal, turismo, atividades esportivas...diversas atividades realizadas pelo homem.

Em várias situações estas interações podem ser positivas e/ou negativas e é importante compreender o conhecimento tradicional das comunidades sobre os mamíferos aquáticos a fim de trabalhar a gestão ambiental.

#Pracegover: Nas imagens é possível visualizar baleias saltando e golfinhos próximos à embarcação de pesca. Estas fotos foram tiradas ao longo da costa do Brasil; no Arquipélago das Cagarras, estado do Rio de Janeiro; na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca estado de Santa Catarina; e na costa do Uruguai.

Projeto 1 (3).JPG
Projeto 1 (2).JPG
WhatsApp Image 2020-04-22 at 18.17.04.jp
Projeto 1 (4).JPG

Projeto 2.

Conhecimento tradicional de pescadores artesanais sobre o clima local, meteorologia e condições oceanográficas

Pescadores artesanais observam diariamente as condições oceanográficas e meteorológicas locais e elaboram previsões do tempo para poderem realizar a pesca.

A união de informações deste saber local aos dados científicos e de meteorologia marinha no Brasil pode auxiliar no desenvolvimento de técnicas e métodos para melhorar a pesca e a segurança do pescador em alto mar.

O objetivo deste estudo é compreender o modo como pescadores elaboram a previsão do tempo.

#Pracegover: Nas imagens é possível visualizar uma embarcação de pesca artesanal, um pesquisador entrevistando um pescador ambos sentados próximo à uma embarcação, um pescador consertando rede de pesca na comunidade de Farol de São Thomé, estado do Rio de Janeiro; e um esquema/figura indicado as fases da lua, com a Terra centralizada ao desenho.

Projeto 2 (3).JPG
Projeto 2 (2).JPG
Projeto 2 (1).JPG
WhatsApp Image 2020-04-22 at 11.03.38.jp

Projeto 3.

 Conflitos entre empreendimentos portuários e comunidades tradicionais de agricultores e pescadores

A instalação de empreendimentos portuários interfere na agricultura familiar e na pesca artesanal.

Compreender a percepção dos moradores da região pode ajudar em políticas públicas.

O objetivo deste projeto é compreender o impacto de mega empreendimentos portuários sobre o ambiente e sobre a economia local a partir da percepção de comunidades de agricultores familiares e de pescadores artesanais.

#Pracegover: Nas imagens é possível visualizar um pescador artesanal puxando uma rede de pesca para dentro da canoa, obras portuárias com estruturas de concreto e torres industriais; e caixas de batatas doce cultivadas por agricultores familiares, Barra do Açu e Quinto Distrito de São João da Barra, estado do Rio de Janeiro.

Projeto 3 (4).JPG
Projeto 3 (2).JPG
Projeto 3 (1).JPG
WhatsApp Image 2020-04-22 at 11.06.32 (1

Projeto 4

Etnoecologia e Etnobiologia de recursos pesqueiros

Peixes e Crustáceos são recursos pesqueiros bastante consumidos pelo homem.

Desta forma, estes animais são as principais espécies-alvo da captura e comercialização da pesca artesanal.

Devido à prática diária da pesca e contato com estes animais pescadores artesanais do Sudeste do Brasil possuem conhecimento sobre sua biologia e ecologia.

A junção deste conhecimento tradicional ao conhecimento científico pode auxiliar na elaboração de políticas públicas de conservação das espécies e manejo da pesca.

#Pracegover: Nas imagens é possível visualizar um peixe Pampo medindo aproximadamente 20 cm, um siri, um camarão branco, embarcações de pesca artesanal atracadas no porto de Atafona, município de São João da Barra, estado do Rio de Janeiro e uma mulher catando caranguejo-uçá onde ela insere todo o braço na lama do manguezal do Rio Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro.

Projeto 4.JPG
Projeto 4 (3).JPG
Projeto 4 (2).JPG
Projeto 4 (1).JPG